Aposentadoria por Idade: Qual a idade certa para aposentar?

Se você está se aproximando da idade em que a aposentadoria por idade se torna uma opção, ou, ainda, se já está nessa fase, você está no lugar certo.

Vamos explorar todos os aspectos da aposentadoria por idade, desde os requisitos e benefícios, passando por estratégias inteligentes para garantir um futuro financeiro seguro e tranquilo.

Independentemente de estar começando a planejar ou já estar no processo de solicitação, este guia o ajudará a tomar decisões informadas e a se preparar para uma aposentadoria confortável e segura.

Vamos nessa?

O que é aposentadoria por idade?

A Aposentadoria por Idade é a modalidade de Aposentadoria mais procurada pelos segurados junto ao INSS.

Sendo assim, em 2023, a idade mínima exigida para os homens é de 65 e para as mulheres de 62 anos completos, além de 15 anos de contribuição e 180 meses de carência. 

Por isso, se você possui menos tempo de contribuição, a aposentadoria por idade pode ser a solução ideal para o seu caso.

Quais são os requisitos da aposentadoria por idade?

Os requisitos vão variar, ou seja, dependendo de quando você os completou. Porém, os requisitos para quem completou a idade mínima até o dia 12/11/2019, são:

  • Homem:
    • 65 anos de idade;
    • Carência de 180 meses (15 anos).
  • Mulher:
    • 60 anos de idade;
    • Carência de 180 meses (15 anos).

Para os segurados que já eram contribuintes antes da Reforma entrar em vigor (12/11/2019) e não completaram os requisitos ainda, poderão se valer das regras de transição:

  • Homem:
    • 65 anos de idade;
    • Carência de 180 meses;
    • 15 anos de contribuição.
  • Mulher:
    • 62 anos de idade em 2023;
    • Carência de 180 meses;
    • 15 anos de contribuição.

Para os segurados que passaram a contribuir para o INSS depois de 13/11/2019, agora são exigidos os seguintes requisitos:

  • Homem:
    • 65 anos de idade;
    • 20 anos de contribuição.
  • Mulher:
    • 62 anos de idade;
    • 15 anos de contribuição.

Qual o valor da Aposentadoria por Idade e como calcular a RMI?

Assim como os requisitos, o valor da aposentadoria por idade vai depender de qual regra você tem direito, ou seja, vai depender de quando você cumpriu os requisitos.

  • Antes da Reforma (12/11/2019): 70% da média dos seus 80% maiores salários, a partir de julho de 1994, +1% ao ano completo de trabalho.
  • Regra de transição (para os que começaram a contribuir antes da reforma em 12/11/2019, mas não cumpriram os requisitos): 60% da média de todos os seus salários, a partir de julho de 1994, +2% ao ano acima de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.
  • Regra definitiva (a partir de 13/11/2019): 60% da média de todos os seus salários, a partir de 1994, +2% ao ano acima de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Exemplos

Exemplo do João:

Aposentadoria por Idade
Exemplo do João

Considerando que João completou a idade de 65 anos em 2020, mas não possui tempo de contribuição suficiente para optar pela aposentadoria por tempo de contribuição.

João possui 30 anos de contribuição, 10 anos a mais do que os 20 exigidos para se valer da regra de transição.

Dessa forma, o valor da aposentadoria de João equivalerá a 60% da média + 20% da média (referente aos 10 anos a mais – 2% a cada ano).

Por fim, o valor da aposentadoria de João será de R$ 1.600,00 (80% de sua média salarial).

Vou te dar outro exemplo para você entender.

Exemplo de Maria:

Exemplo da Maria

Considerando que Maria completou a idade de 62 anos em 2021, mas não possui tempo de contribuição suficiente para optar pela aposentadoria por tempo de contribuição.

Maria possui 23 anos de contribuição, 8 anos a mais do que os 15 exigidos para se valer da regra de transição.

Dessa forma, o valor da aposentadoria de Maria equivalerá a 60% da média + 16% da média (referente aos 8 anos a mais – 2% a cada ano).

Por fim, o valor da aposentadoria de Maria será de R$ 1.520,00 (76% de sua média salarial).

Em quais casos a Aposentadoria por Idade é melhor que a Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

A princípio, a aposentadoria por Idade surge como uma oportunidade ideal às pessoas que, por qualquer motivo, deixaram de contribuir por uma grande parte da vida e não cumpriram os requisitos para as demais modalidades de aposentadoria.

Sendo assim, a aposentadoria por Idade é o benefício mais procurado e solicitado pelos contribuintes junto ao INSS.

É permitido continuar trabalhando após se Aposentar por Idade?

Sim, é permitido voltar ao trabalho após se aposentar por idade. Você não é obrigado a deixar seu emprego ou função depois de se aposentar. 

Ou seja, os seus direitos como trabalhador aposentado continuam os mesmos que os de qualquer outro empregado, e não é necessário comunicar a aposentadoria ao seu empregador.

Mas existem exceções. A aposentadoria por invalidez, concedida ao segurado do INSS que não pode mais trabalhar devido a lesões ou doenças, é uma delas. 

Já a outra exceção é a aposentadoria especial, que exige que o segurado não trabalhe por conta do risco à sua saúde. 

Neste último caso, o segurado somente poderá trabalhar e receber aposentadoria se a atividade profissional não expor sua saúde a riscos.

Contudo, é importante ponderar se vale continuar trabalhando mesmo recebendo aposentadoria. Afinal de contas, a contribuição previdenciária permanecerá obrigatória.

Conclusão

Neste texto você aprendeu tudo sobre a Aposentadoria por Idade, desde os seus requisitos a suas formas de cálculo.

Por fim, se as informações forem úteis para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Aposentadoria por Idade, compartilhe este texto.

Até a próxima! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo

Design by VENONE Agência de design