blog-3

O que é necessário para exercer a Advocacia no Brasil?

No Brasil, para se exercer a advocacia, é necessário ter o título de graduação como bacharel em Direito, e estar regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por isso, a inscrição é obtida mediante aprovação no Exame de Ordem. Este exame (prova) é instituído por lei (Lei Federal n° 8.906 de 1994) e, também, pelo Estatuto da OAB). A prova é realizada três vezes ao ano em todo o país, porque, é fundamental que o profissional sai preparado da faculdade.

Qual nota preciso atingir para passar na prova da OAB?

Para aprovação no exame, o candidato deve acertar o percentual mínimo de 50% das provas objetivas. Contudo, as questões possuem quatro alternativas, onde deve ser assinalada apenas uma à questão dada. Em seguida você deverá obter a nota mínima de 60% em uma prova de caráter subjetivo. Nesta prova o candidato deverá elaborar uma peça processual privativa de advogado, valendo 5 pontos, contudo, deverá ainda responder a 4 questões subjetivas, cada uma valendo 1,25 ponto, totalizando o máximo de 10 pontos. Daí o porque da dificuldade encontrada por muito candidatos.

blog-3
blog-3

Quantas instituições ministram o Curso de Direito e quantos advogados temos atualmente?

Como conclusão, podemos dizer que no ano de 2017, havia cerca de 1.200 instituições oferecendo cursos de Direito no Brasil. número maior do que em todo o resto do mundo somado, com ao todo 1.100 instituições. No mesmo período, a OAB já contabilizava mais de um milhão de advogados no país. Outras fontes apontavam em torno de 800 mil.

Our Lawyers

A Passion For Justice, Our Practice Areas

Topo

Design by VENONE Agência de design