Quais são as taxas e despesas na compra de um imóvel?

Se você está pensando em adquirir a casa dos seus sonhos, é importante entender que o preço do imóvel não é o único custo envolvido. Assim, é preciso considerar diversas despesas adicionais ao comprar um imóvel. Neste artigo, vamos detalhar todas as principais despesas que você deve observar ao comprar uma propriedade.

Vale destacar que estamos considerando que a documentação do imóvel esteja regular ok?

Os 3 principais custos quando da aquisição de um imóvel são:

1. Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

A princípio, uma das principais despesas que você terá na compra de um imóvel é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A prefeitura do município onde o imóvel está localizado cobra esse imposto, que varia entre 2% a 5% do valor do imóvel.

1.1. Como Calcular o ITBI:

Para calcular o ITBI, utilize o valor da venda ou o valor venal do imóvel (o maior entre os dois) e aplique a alíquota do imposto da cidade onde o imóvel estiver localizado, por exemplo:

  • São Paulo – alíquota de 3%
  • Santos – alíquota de 2%
  • Barueri – alíquota de 5%

1.2. Como pagar o ITBI:

despesas na compra de imóvel

O pagamento do ITBI geralmente deve ser feito antes da assinatura da escritura de compra e venda. Portanto, é possível emitir a guia de pagamento diretamente no site da prefeitura local.

2. Valor da Escritura Pública de Compra e Venda

A escritura pública é obrigatória para formalizar a compra de um imóvel. Dessa forma, para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a escritura pode ser substituída pelo contrato de financiamento, que tem força de escritura pública.

2.1. Custo da escritura:

O valor da escritura pública de compra e venda no Estado de São Paulo é escalonada de acordo com o valor do imóvel. Abaixo, segue uma imagem que demonstra como fica o valor da escritura considerado o valor do imóvel:

3. Registro de Imóvel:

Após a assinatura da escritura, o imóvel deve ser registrado no cartório de registro de imóveis. O valor desse registro também segue uma tabela fixa e escalonada no estado de São Paulo, ou seja, quanto maior o valor o valor do imóvel, maior o custo com o registro

Exemplo: Abaixo o exemplo de imóvel no valor de R$ 800.000,00

Outras despesas ainda podem surgir em decorrência da compra e venda de um imóvel, são elas:

4. Despesas com Financiamento Imobiliário

Se você optar por financiar o imóvel, haverá custos adicionais relacionados ao processo de financiamento, como:

  • Taxa de Avaliação do Imóvel: Cobrada pelo banco para avaliar o valor de mercado do imóvel (atualmente, nos financiamentos realizados pela CEF, esse valor gira em torno de R$ 750,00).
  • Taxa de Administração: Alguns bancos cobram uma taxa mensal de administração do contrato.
  • Seguro Habitacional: É obrigatório em financiamentos e protege contra eventos como morte, invalidez e danos físicos ao imóvel.

5. Comissão de Corretagem

Sobre a negociação de um imóvel sempre deve ser considerada a comissão imobiliária.

Por exemplo: se você está adquirindo um apartamento na planta, via de regra o comprador terá que pagar a comissão imobiliária.

Nos casos de imóveis usados adquiridos através de uma imobiliária o mais comum é que o vendedor arque com os custos da comissão de corretagem, que geralmente é de 6% do valor total do imóvel. Esse valor pode ser negociado dependendo do acordo firmado com o corretor.

6. Custos com Assessoria Jurídica e honorários de advogado:

Muitas vezes, compradores e vendedores contratam advogados especializados para auxiliar na análise de contratos, verificar a regularidade da documentação e garantir que a transação seja legalmente segura. Embora não seja obrigatório, esse serviço pode evitar problemas futuros.

Sendo assim, os honorários podem variar, mas em geral, advogados especializados em direito imobiliário cobram um percentual sobre o valor do imóvel (entre 1% e 2%), ou podem trabalhar com valores fixos para cada etapa.

7. Despesas com Certidões Pessoais

Além das certidões negativas do imóvel, é necessário obter certidões negativas pessoais dos vendedores e, em alguns casos, dos compradores. Portanto, essas certidões garantem que não há processos judiciais, dívidas, execuções fiscais ou penhoras que possam comprometer a venda.

O custo dessas certidões depende do número de vendedores e participações societárias de cada um deles

Como dissemos a compra e venda de um imóvel envolve uma certa complexidade, espero que o texto acima o tenha ajudado a entender mais sobre boa parte dos custos que envolvem a compra de um bem com valor significativo.

Ainda está com dúvidas ou precisa de uma orientação jurídica para adquirir ou vender seu imóvel, entre em contato conosco.

Conclusão

Agora que você conhece todas as principais despesas na compra de um imóvel, fica mais fácil planejar o orçamento. Lembre-se de que além do valor do imóvel em si, essas despesas extras podem somar até 8% ou mais sobre o valor total da propriedade. É sempre importante se planejar financeiramente para evitar surpresas e garantir uma compra segura.

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